terça-feira, 21 de março de 2017

Projeto Empatia

“ Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo refletido nos olhos deles". (Carl Rogers)

Público alvo: 7º, 8º e 9° anos 
Profª: Marlei F. R. Fernandes
Disciplina: Educação Física

Empatia
Ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias e, dentro de limites, tentar ajudá-la 

Objetivos:

 - É ser capaz de sentir ou entender o que a outra pessoa está sentindo;
 - Preparar os alunos para lidarem com suas próprias emoções intensas e a resolverem problemas interpessoais.

Conteúdos:

 - Abordagem sobre o tema empatia. (conceito e texto);
 - Filme: Se Eu Fosse Você (Daniel Filho);
 - Dinâmica em grupo;
- Roda de conversa ;
- Mapa de Empatia ;
- Confecção de cartazes.

Empatia: o material mais importante na volta às aulas (Julia Dietrich) 

Meu material escolar mais importante para a volta às aulas não cabe em uma mochila, não pode ser encomendado online; é tão essencial quanto um lápis, mas diferentemente de um, nenhuma tecnologia pode substitui-lo. Por um lado, assim como uma caixinha de giz de cera, ele pode vir em diferentes cores. Melhor que o aparelhinho mais moderno, melhor que a última tendência, ele pode ser equipado em todos os estudantes e, quando o fazemos, ele pode transformar o mundo em que vivemos.

Ele é um “músculo” que eu exercitei bastante durante as férias. Meu material é a empatia.

Mas, qual a grande questão sobre empatia? Bom, a empatia começa com você se colocando no lugar de outra pessoa, um ponto chave para entender pessoas com perspectivas diferentes das suas. Isso não é apenas algo legal a ser feito; é essencial e uma habilidade ativa. É estruturante poder abraçar as diferenças, construir relações, poder estabelecer perspectivas globais e sistêmicas, conduzir análises mais ricas e aprofundadas e comunicar mais efetivamente. Essa habilidade é a maior de todas no século XXI. E, assim como um músculo, a empatia se fortalece passo a passo e que pode ser desenvolvida por qualquer criança ou adolescente e em qualquer série ou ano escolar.

 Quando nós pensamos em empatia em uma sala de aula, seu aspecto físico pode servir de metáfora para entendermos a saúde emocional do ambiente de aprendizagem. Uma sala pode parecer saudável na superfície, indo bem nas avaliações externas, memorizando fatos e números, mas seu funcionamento interno pode ser fraco. Fraqueza, nesse caso, sendo a ausência de competências mais sutis que efetivamente devem construir o século XXI. Ausência de empatia, bondade sincera e coletividade; quão útil é passar em provas na hora de transformar nossas comunidades em um mundo que adoece.

Em outras palavras, a empatia, assim como um músculo do corpo humano, está presente – mas para que possa se manifestar, precisa ser exercitada.

Um plano de ginástica para fortalecer o músculo da empatia

Passo 1. Prepare-se 

Crie as condições em que a empatia pode prosperar. 
Crie um espaço seguro: Um ambiente em que há confiança é chave para destravar a empatia. 
Seja um exemplo: Considere como interagir de forma empática com os demais, especialmente com seus estudantes, e faça disso um modelo. 
Desenvolva Competências Emocionais:Entenda e lide com as suas próprias emoções para identificar e interpretar as emoções dos outros.

 Passo 2. Prepare-se

Atue em acordo com a sua personalidade e interesses. Não existe um curso fixo em como engajar pessoas, mas existem algumas atividades-chave. 
-Brincadeiras em grupo: Empatia começa no recreio, quando a imaginação naturalmente corre solta, quando as crianças aprendem a resolver seus próprios conflitos e reforçar suas próprias regras. 
-Contação de histórias: As histórias desafiam nossas percepções, possibilitando que possamos “vestir os sapatos alheios”, vivendo experiências diferentes das nossas.
 - Imersão: Ao imergirmos em experiências alheias, nós aprendemos a olhar para além dos rótulos e estereótipos, e passarmos de projeção para profunda compreensão.
 - Resolução de problemas: Colaborar constrói empatia por meio de vitórias e desafios compartilhados. 


Passo 3. Reflita e Atue 

- Ação e reflexão: se completam ciclicamente e formam uma distinção vital entre “ensinar para provas” e internalizar conhecimentos para fazer a diferença com o que se aprendeu. 
- Identificando valores comuns e diferenças: “empatia significa reconhecer aspectos de humanidade compartilhados nos outros, mas também significa saber nomear e apreciar as diferenças. É assim que saímos da projeção, quando imaginamos o que faríamos no lugar de outras pessoas, para empatia, quando entendemos e respeitamos as decisões do outro.”
 - Encoraje: Vá além de elogios para os bons comportamentos – de forma proativa combata as forças contrárias. É assim que aprendemos a defender o que pensamos e a deixarmos de ficar na defensiva. 




Mapa da Empatia





















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