sexta-feira, 24 de março de 2017

Chega de Gordofobia

8º Ano E.F. e 3ª série E.M.
Professora Cristiane
Disciplinas: Biologia e Ciências


" Gordofobia é a forma de opressão, a pessoas com mais tecido adiposo no corpo, é a desqualificação e inferiorização dessas pessoas, baseada em critério único de que essa maior quantidade de gordura no corpo, incapacita, invalida, enfeia e emburrece essas pessoas" (Milly Costa)




INTRODUÇÃO

Com a sociedade cada vez mais consciente do direito que as pessoas têm ao respeito e a serem consideradas iguais, muitos termos têm sido criados para caracterizar situações que envolvem o preconceito e o destrato com um indivíduo que apresenta uma característica que é considerada “fora do padrão”. Um desses termos, a Gordofobia, tem ganhado bastante destaque nas redes sociais e também no convívio de muita gente que já observou esse tipo de ação discriminatória.


OBJETIVO

Conscientizaras pessoas a não aceitarem padrões impostos pela sociedade, confirmar a existência do pluralismo entre os seres humanos e evitar a propagação do preconceito.
Mostrar aos preconceituosos que palavras ferem e que a mídia é ditadora de padrões inalcançáveis e,  que tudo bem estar fora deles.
Conscientizar os alunos contra qualquer tipo de preconceito.


METODOLOGIA

ATIVIDADE 1 (8 º ano)
Que corpo você gostaria de ter?
Iniciamos com uma conversa sobre o que eles sabem e entendem sobre o tema gordofobia. Logo, solicitamos aos alunos que procurem em jornais e revistas imagens de pessoas que caracterizassem o corpo que eles gostariam de ter e fizessem recorte e colagem em folha sulfite.
Após a atividade deu-se inicio ao debate sobre preconceito e discriminação com o corpo abordando as seguintes questões:
* Por que a escolha daquele corpo?
* Por que eles entendem que aquele corpo escolhido é bonito?
* Se os alunos sabem o que é preconceito?
* Solicitação de exemplos de preconceitos (vividos ou não)


ATIVIDADE 2 (8 º ano)

Mural das diferenças corporais
Realização da confecção de um mural, onde os alunos, após pesquisar em jornais e revistas, recortaram figuras que caracterizaram as diferenças entre os corpos, com o objetivo de pôr em reflexão a influência da mídia nos padrões de beleza que reforçam o culto ao “corpo perfeito”.


ATIVIDADE 3 (3ª SÉRIE)

Criação de um painel com expressões gordofóbica e contra a gordofobia.
Os alunos pesquisaram em suas próprias vivencias livros, revista e internet expressões que se relacionassem com o tema da atividade, em seguida criaram o painel com os resultados da pesquisa.


CRONOGRAMA

4 aulas com o 8º ano e 4 aulas com a 3ª série.


ESTRATÉGIAS E MATERIAIS UTILIZADOS

Para o desenvolvimento das atividades propostas foram utilizados slides com imagens de capas de revistas famosas (Boa forma e Moda e Cia etc), abordando os diferentes estereótipos que a mídia propõe ser o corpo perfeito ou não aos seus leitores.

Também foram usados Charges com demonstração de várias expressões usadas contra vários tipos de preconceitos, especialmente a gordofobia.

Em todo o desenvolvimento das atividades houve a apresentação de imagens e textos relatando depoimentos de pessoas que sofreram gordofobia como:
* Justiça de São Paulo manda nomear mulher eliminada de concurso por obesidade;
* Mulher denuncia gordofobia em loja da Farm, em São Paulo ;
* Quando o preconceito dança: no Rio, homens são expulsos de boate após ato de gordofobia;
* Depoimento em rede social da atriz e cantora Preta Gil que sofreu gordofobia em sua página do instagram.

Como é um tema muito atual, exibi também um pequeno trecho da novela malhação entre dois atores protagonistas, no qual, o personagem Giovane acompanha a namorada, Joana, durante um lanche, e se mostra incomodado com o fato de a moça ter aparecido de biquíni em um ensaio fotográfico e a partir deste fato usa de expressões machistas e gordofóbicas.

Para encerrar foram mostrados imagens e vídeos de campanhas Contra a gordofobia, como exemplo a propaganda da C&A com modelo plus size, vídeo da site Uol com várias modelos plus size e o comercial do energético TNT na luta contra a gordofobia.












Nenhum comentário:

Postar um comentário