O tema
possibilita trabalhar as diferenças na construção da identidade das crianças.
Desde muito cedo as crianças tem contato com discursos negativos relacionados
ao preconceito, rótulos e discriminação. Nessa fase os alunos são capazes de
construir seus próprios conhecimentos, por isso o professor como mediador tem
que proporcionar situações que priorizem a interação entre todos, de forma que
todos se respeitem, esse será o primeiro passo de um adulto sem preconceitos.
Nessa fase de construção o aluno se espelha nos adultos, dessa forma o
professor tratando a diversidade de forma natural e com respeito, será um bom
exemplo para toda turma.
É impossível fechar os olhos e fingir que não há
discriminação no Brasil (e fora dele) contra negros, indígenas, migrantes, portadores
de deficiências, mulheres, etc. Ao mesmo tempo em que a educação reafirma a
necessidade da inclusão, vemos que a intolerância contra pessoas que não
correspondem a um padrão é crescente, e tem sido causa de inúmeros conflitos e
problemas, tanto na escola quanto na sociedade.
Não há uma pessoa igual à outra, todos somos únicos, com
características próprias. E, são nessas diferenças, que vamos criar
possibilidades de respeito, de aceitação, de descoberta, de conhecimento, de
amizade, de aprendizagens.
"Projeto Diferenças" - 4º ano do EF.
Trabalho realizado pela Profª Tathiane Xavier Lima.
Estou completamente admirada com o trabalho dessa escola *-*
ResponderExcluirAGRADEÇO EM NOME DE TODA EQUIPE.
ResponderExcluirLuceli