quinta-feira, 17 de novembro de 2016

"PROJETO DIFERENÇAS"

O tema possibilita trabalhar as diferenças na construção da identidade das crianças. Desde muito cedo as crianças tem contato com discursos negativos relacionados ao preconceito, rótulos e discriminação. Nessa fase os alunos são capazes de construir seus próprios conhecimentos, por isso o professor como mediador tem que proporcionar situações que priorizem a interação entre todos, de forma que todos se respeitem, esse será o primeiro passo de um adulto sem preconceitos. Nessa fase de construção o aluno se espelha nos adultos, dessa forma o professor tratando a diversidade de forma natural e com respeito, será um bom exemplo para toda turma.

É impossível fechar os olhos e fingir que não há discriminação no Brasil (e fora dele) contra negros, indígenas, migrantes, portadores de deficiências, mulheres, etc. Ao mesmo tempo em que a educação reafirma a necessidade da inclusão, vemos que a intolerância contra pessoas que não correspondem a um padrão é crescente, e tem sido causa de inúmeros conflitos e problemas, tanto na escola quanto na sociedade. 


Não há uma pessoa igual à outra, todos somos únicos, com características próprias. E, são nessas diferenças, que vamos criar possibilidades de respeito, de aceitação, de descoberta, de conhecimento, de amizade, de aprendizagens.


"Projeto Diferenças" - 4º ano do EF.
Trabalho realizado pela Profª Tathiane Xavier Lima.

















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