quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Existem papéis definidos para cada gênero?

O que define uma mulher? O que define um homem? Cada um tem um papel a desempenhar na sociedade? Na infância, existem brincadeiras e roupas destinadas a meninos e meninas?
Inquietações comuns que nos tomam diariamente a atenção, mas será que procuramos realmente desmistificá-las e tratar o assunto quebrando o tabu do machismo arraigado em nossa sociedade?
Procurando promover o debate e desconstruir preconceitos, realizamos discussões sobre o conceito de gênero, se existem papéis definidos para homens e mulheres, quem definiu esses papéis e quais seus interesses ao fazê-lo.
Partindo do pressuposto que homens e mulheres possuem a mesma potencialidade, o que os diferenciam e definem, para além das características biológicas, é a cultura da qual fazem parte. Logo, a ideia de que  existem papéis sociais predeterminados é uma construção ideológica feita pela sociedade com o objetivo de dominação de um gênero sobre o outro.
As mulheres tem lutado para conquistarem o espaço que lhes foi relegado durante séculos, mostrando sua capacidade intelectual e física, na garantia de seus direitos e deveres como cidadãs e a reconhecida igualdade entre homens e mulheres.
Para embasar as discussões utilizamos a música “Woman is the Nigger of the world” de John Lennon e Yoko Ono. Os alunos do 8º ano também assistiram ao filme “O Sorriso de Monalisa”.

 O trabalho foi realizado com os alunos do 7º ano, 8º ano e 9º ano do Ensino Fundamental na disciplina de Geografia. Os alunos sintetizaram suas ideias em textos e cartazes no qual expunham as dificuldades enfrentadas por mulheres e minorias em nossa sociedade.

Existem papéis definidos para cada gênero? 7º, 8º e 9ºano EF.
Trabalho realizado pela Profª de Geografia Mayra Simone Nepomuceno Lemos.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário